Por que batizar em Nome de Senhor Jesus Cristo?

Se somos edificados sobre esse fundamento, não deveríamos pregar o mesmo Evangelho que os apóstolos pregaram, ensinar como eles ensinaram e seguir seus exemplos em relação a toda doutrina da salvação? Com certeza, pois Paulo disse:

Os apóstolos batizaram somente em Nome do Senhor Jesus Cristo

Sob a unção do Espírito Santo, convidamos você a explorar a análise minuciosa dos relatos e atos de batismo praticados pelos apóstolos, todos esses, baseados no fundamento que foi a divina ordenança de Jesus, registrados na Santa Palavra de Deus.

A ordenança

Primeiro vemos a ordenança que foi dada por Jesus:

Jesus não indicou aos apóstolos que usassem estas palavras como uma fórmula. Ele ordenou o batismo usando o Nome, por isso os apóstolos não batizaram repetindo as palavras: "Em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo", eles apenas batizaram em nome do Senhor Jesus Cristo, pois Ele era a própria manifestação do Pai.

Batismo de Judeus

Após Jesus ressuscitar, subir aos céus e o Espírito Santo descer no dia de Pentecostes, descrito em Atos 2:1-8, uma multidão se aproximou e foi convencida de que aquele grupo de 120 pessoas que estavam reunidas no cenáculo haviam recebido algo de Deus e que também necessitavam daquilo. Embora Mateus estivesse presente quando Pedro se colocou de pé com o demais apóstolos, não há registro de que ele tenha corrigido a Pedro em batizar em nome de Jesus, conforme descrito em Atos 2. Diante da pergunta: "Que faremos?", feita por aqueles corações sinceros e famintos, Pedro respondeu:

Estava Pedro errado em ter ordenado o batismo no nome de Jesus no dia de Pentecostes? Há quem diga que essas palavras de Pedro, aplicam-se somente àquela multidão de judeus e o batismo servia somente para que confessassem a Jesus Cristo. Porém, sabemos que era o cumprimento da ordenança do Senhor Jesus Cristo, e devemos cumprí-la ainda hoje.

Batismo de Samaritanos

Em Atos 8 vemos a notável jornada de Filipe à Samaria pregando acerca do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo. Note que esse povo não era judeu e sim samaritano. Sedentos por aquelas boas novas, receberam a Palavra com atenção sincera e reverente à pregação de Filipe:

Batismo de Gentios

Se Pedro estivesse errado no dia de Pentecostes, certamente haveria tido bastante tempo para se corrigir antes que fosse à casa de Cornélio. Ao analisarmos Atos 10 quando Pedro chega à casa do centurião chamado Cornélio, o vemos instruindo aos gentios para que fossem batizados no nome do Senhor. Cornélio era um homem justo e temia a Deus com toda a sua casa. Ele viu em uma visão um anjo que lhe disse para mandar chamar a Pedro em Jope, o qual lhes diria as palavras pelas quais poderiam ser salvos. Quando Pedro declarou a grande verdade, que por meio do nome de Jesus todo aquele que Nele crê recebe remissão de pecados, o Espírito Santo caiu sobre todos que ouviram a Palavra e eles falaram em línguas como fizeram os apóstolos no dia de Pentecostes. Então Pedro respondeu:

A seguir observaremos um ato batismal dirigido por Paulo:

Não cremos que Paulo tenha alterado a fórmula ou o modo do batismo quando batizou Lídia e sua família, assim como o carcereiro de Filipos. É interessante notar que, embora não estivesse presente quando Jesus deu suas instruções finais aos apóstolos em Mateus 28:19 e Lucas 24:47, Paulo batizava em nome do Senhor Jesus Cristo. Note também que o Evangelho de Paulo não é uma cópia ou imitação de outros apóstolos, mas é uma revelação. De quem recebeu esta revelação?

Ele escreveu:

Paulo reclamou ter autoridade divina:

O batismo com água é executado tanto por palavras como por obras. Não podemos deixar de comunicar esta ordem à igreja.

Conclusão sobre o Batismo

Devemos ler os Atos dos Apóstolos e as epístolas de Paulo para saber o que os apóstolos ensinaram e praticaram após a vinda do Espírito Santo. A Palavra de Deus é clara: o batismo deve ser realizado em nome do Senhor Jesus Cristo, seguindo o exemplo dos apóstolos que foram diretamente instruídos por nosso Senhor.